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jan 14

Comunicação Assertiva

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A comunicação é uma ferramenta de extrema importância nas relações, independente do contexto, seja ele afetivo, social, profissional ou familiar. A grande maioria dos rompimentos, desentendimentos e ansiedades de ordem relacional ocorre em virtude de uma comunicação falha, deficiente, inadequada ou negativa. Independente do termo a ser utilizado, quando a comunicação não é direta, legítima e espontânea,  o risco de distorções em relação às interpretações aumenta. Dificuldades em dizer e ouvir não é um exemplo de comunicação deficiente. Quando deixamos de dizer não a favor das necessidades do outro, de certo modo oprimimos nossos desejos e subjugamos nossas necessidades. Algumas pessoas apresentam dificuldades para se posicionar, não são autênticas, inibem suas opiniões e comportamentos a favor do “bem senso”, pelo medo de serem agressivas, por excesso de insegurança  ou pela falta de coragem para se afirmar. São pessoas que funcionam de forma passiva e não assertiva.

 

Mas o que é assertividade? Assertividade significa comunicar algo positivo ou negativo com a devida segurança a partir das próprias convicções, pontos de vistas e sentimento. É ter atitude e não inibir comportamentos. A idéia não é o confronto de idéias e nem a persuasão  e sim ser  autêntico e seguro na maneira de interagir e se posicionar , sem temer desagradar o outro ou evitar conflitos. A pessoa assertiva não é rígida em suas convicções, muito pelo contrário, sua segurança interna possibilita aceitar críticas construtivas,  negociar as diferenças, fazer acordos com sabedoria e maturidade, bem como aceitar a assertividade do outro. Quanto mais assertivo for uma pessoa, maior será sua auto confiança e capacidade para lidar com o aversivo e fazer seus devidos enfrentamentos.

 

Entre as habilidades essenciais para uma boa comunicação e conseqüentemente para  relações interpessoais  mais satisfatórias, está o aprendizado da assertividade que inclui o treinamento de como fazer afirmações e solicitações legítimas com base no que se pensa, sente, deseja e necessita sem ameaçar, atacar , desrespeitar ou agredir o outro. A assertividade é uma habilidade apreendida, que deve ser incentivada e estimulada ao longo da infância. Se a criança não é ensinada e estimulada a se comunicar de forma assertiva, dificilmente será um adulto assertivo, a não ser que seus traços de personalidade favoreçam o desenvolvimento da assertividade a partir das experiências e interação com o ambiente ( sem o estimulo dos pais, cuidadores ou outras pessoas significativas ).

 

Em terapia, o paciente é ensinado através de técnicas cognitivas e comportamentais para comunicar-se de forma assertiva. As técnicas cognitivas são utilizadas para trabalhar os pensamentos e crenças limitantes que interferem negativamente no comportamento assertivo. Do ponto de vista comportamental,  a técnica chama-se “treinamento de assertividade” , ou seja, o paciente é ensinado, incentivado e treinado a praticar respostas e comportamentos assertivos Neste treinamento é possível aprender a comunicar os sentimentos, pensamentos e necessidades de forma clara e objetiva com regulação no tom de voz, sem agressividade e acusação.  A técnica também inclui além da comunicação assertiva a escuta ativa e empática. Entende-se por escuta ativa, o interesse e atenção  em relação ao que o outro está comunicando. A escuta empática inclui colocar-se no lugar do outro, objetivando o entendimento e a compreensão  em relação ao que está sendo comunicado.

No treinamento assertivo, o paciente exercita alguns comportamentos a partir da interação com o terapeuta e fora da sessão em escaladas que na prática  variam do nível fácil até o mais difícil como, por exemplo:

  • Iniciar e manter uma conversa;
  • Ouvir o outro com interesse e atenção;
  • Comunicar sentimentos e necessidades;
  • Comunicar dúvidas e incertezas em relação ao que o outro possa estar pensando ou sentindo;
  • Esclarecer mal entendidos;
  • Ser autêntico;
  • Ter atitudes;
  • Tomar decisões;
  • Ser empático colocando-se no lugar do outro;
  • Falar em publico;
  • Expressar sentimentos positivos como gratidão e afeto pelo outro;
  • Defender seus direitos e pontos de vista;
  • Pedir ajuda e ajudar;
  • Dizer não e suportar ouvir não;
  • Aceitar e fazer elogios;
  • Saber discordar;
  • Saber comunicar aquilo que desagrada ou incomoda;
  • Pedir desculpas quando um erro ou equívoco são percebidos;
  • Pedido de mudança no comportamento do outro com respeito à sua individualidade e privacidade;
  • Aceitar críticas construtivas;
  • Falar o que está pensando;
  • Regulação do tom da voz;

Uma postura assertiva auxilia no empoderamento pessoal, fortalece a auto-estima,  melhora as relações do ponto de vista qualitativo , diminui a ansiedade , evita somatização e contribui para o  bom humor.

Vanessa Ebeling

Psicóloga – CRP 07/19327

2015 canada goose down parka for man and woman https://www.parkakopen.nl Canada Goose expedition parka online fake Especialista em Psicoterapia Clínica – Técnicas Integradas

Especialização em Terapia de Casal e Família ( em formação)

 

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