Afetividade, Relacionamentos e Terapia de Casal

Ciúmes

Na dose certa não é errado sentir ciúmes. De certo modo é até normal o medo de perder algo ou alguém.

Anormal é transformar o ciúmes em uma obsessão consequente da desconfiança infundada, da insegurança patológica ou do controle obsessivo.

Sentir ciúmes é da natureza humana e tem como base a interação da nossa configuração infantil com o nosso temperamento e personalidade.

É um sentimento que pode nos acompanhar sempre, ser ativado em situações ameaçadoras ou que por alguma razão nos sentimos inseguros com o medo de perder ou sermos
” trocados”. Isso vale para pessoas e situações.

Há uma linha tênue entre o ciúmes normal e o patológico que causa prejuízo na vida de um modo geral e compromete as relações.

A obsessão que surge na mente como medo e desconfiança excessiva atrapalha seriamente a vida.

O ciúmes patológico caminha junto com o controle abusivo, possessividade, paranóia, instabilidade e descontrole emocional. Pode ser tão pertubador capaz de adoecer do ponto de vista psíquico pelo fato de influênciar negativamente no humor e desencadear ansiedade em níveis elevados.

Nos relacionamentos, o ciúmes pode se tornar tão irracional a ponto de tudo virar um motivo para brigas, desentendimentos e discussões, já que a pessoa funciona direcionada para a procura de evidências que confirmem suas teorias de desconfiança.

É importante aprender a dose adequada em relação ao que sentimos e a forma como reagimos.

A vida flui melhor quando existe equilibrio entre a razão e emoção.

Vanessa Ebeling 🦋

Deixe um comentário